perguntas frequentes

O que é o programa Empreender com Impacto?


O Empreender com Impacto é uma iniciativa do Mercado Livre para formação de empreendedores que geram impactos positivos para o meio ambiente, a sociedade e as comunidades onde atuam. O programa busca fortalecer negócios de impacto em 7 países da América Latina em que estamos presentes: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Uruguai. No Brasil, este ano, a formação online acontece de julho a setembro de 2020 e terá como foco estratégias de acesso ao mercado e comercialização. Ela é composta por encontros, mentorias e conteúdos práticos, construídos a partir das experiências do Mercado Livre, líder em tecnologia para e-commerce, e de três organizações do ecossistema empreendedor: Giral, Éditodos e Semente de Negócio.




Quem realiza o programa Empreender com Impacto?


O Mercado Livre acredita no potencial da colaboração e do trabalho em rede para a solução de desafios coletivos e por isso busca sempre atuar em parceria com outras organizações. Nesse sentido, a edição 2020 do Empreender com Impacto está sendo construída em parceria com outras três organizações do ecossistema empreendedor: Coalizão ÉdiTodos - Fundada em 2017, ÉdiTodos é uma aliança de organizações que reúne vários atores do ecossistema de empreendedorismo negro no Brasil e já atuam coletivamente. A organização tem como propósito enfrentar o racismo estrutural e as disparidades de gênero para que possamos promover um empreendedorismo baseado na oportunidade. Atualmente a coalizão é formada pelas organizações AfroBusiness, Agência Solano Trindade, Pretahub (São Paulo), FA.VELA (BH) Instituto Afrolatinas (DF) e Vale do Dendê (Salvador). Giral Viveiro de Projetos - Consultoria que está à serviço da geração compartilhada de valor e da criação de uma Nova Economia, trabalhando em três frentes principais - Inteligência de Recursos, Governança Intersetorial e Negócios de Impacto. Há mais de 10 anos desenvolve estratégias e projetos customizados para cada contexto, buscando impacto positivo nos âmbitos social, cultural e econômico. No Brasil, a Giral Viveiro de Projetos é o parceiro local que implementa o Empreender com Impacto. Semente Negócios: Fundada em 2011, em Porto alegre, busca promover o desenvolvimento distribuindo capacidade de inovação para pessoas empreendedoras. Trabalha com institutos e fundações para levar metodologias para desafios do empreendedorismo. Atualmente atua em território nacional, possui metodologia própria e tem um olhar de inovação para soluções do ecossistema de negócios de impacto.




Quem pode participar do programa Empreender com Impacto?


Empreendedores (formais ou informais) que de alguma forma contribuem para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS*), gerando impacto para a sociedade, o território e meio ambiente em que estão inseridos ou são agentes de mudança dentro da comunidade em que fazem parte e que buscam melhorar sua estratégia comercial e a abertura de mercado. *Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda global construída durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, realizada em setembro de 2015. Ela é composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030 nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.




Existe alguma taxa de inscrição/participação?


Não, o programa é 100% gratuito.




Qual o limite de vagas disponíveis para o curso?


150 vagas.




Como faço para me inscrever:


Clique no botão Inscreva-se e preencha o formulário de inscrição. Aguarde o e-mail confirmando sua inscrição e demais orientações.




Como funciona o processo seletivo do curso?


Como as vagas são limitadas, os formulários de inscrição serão avaliados considerando o impacto socioambiental e a escalabilidade dos negócios. Além disso, serão priorizados empreendedores que façam parte da rede das organizações parceiras do programa.




Qual a carga horária da formação?


A formação será composta por 8 aulas e 5 webinars, totalizando 20 horas focadas em temas de acesso a mercados e comercialização. Os encontros acontecem ao vivo às terças-feiras, entre 19h00 e 21h00, e os conteúdos ficam disponíveis para os empreendedores até o final do curso.




Como serei avaliado?


Serão certificados todos os empreendedores que participarem da jornada de aprendizagem (frequência mínima de 75%) e entregarem o trabalho final proposto no fim do curso. Todos os trabalhos serão avaliados por uma equipe de especialistas responsáveis por dar uma devolutiva formal do trabalho (com recomendações e feedbacks) e por indicar três empreendedores para concorrer ao Prêmio Empreender com Impacto.




Como funciona o Prêmio do Empreender com Impacto?


Os três empreendedores indicados pela equipe de curadoria do Prêmio Empreender com Impacto apresentarão seus projetos para uma banca de jurados que selecionará um vencedor local para representar o Brasil na final internacional, ao lado dos finalistas de outros países da América Latina. Os três melhores, na região, receberão um capital semente para impulsionar seus planos de negócio: 20 mil dólares para o 1º colocado; 10 mil dólares para o 2º colocado e 5 mil dólares para o 3º colocado.




Quais são os critérios para a seleção dos vencedores do Prêmio Empreender com Impacto?


Os critérios avaliados pela banca de jurados são: - Impacto socioambiental - Viabilidade econômica - Potencial de crescimento/escala - Inovação e digitalização - Equipe




Ainda tenho algumas dúvidas. Como entro em contato?


Envie um e-mail para: empreendercomimpacto@giral.com.br




Onde eu encontro a agenda de mentorias e webinários?


As mentorias e webinários serão agendados no decorrer do curso e serão avisados aos participantes.